Pages

domingo, 25 de abril de 2010

Sabedoria: Conhecimento, qualidade de sábio, prudência e sensatez...

No mundo de hoje, as pessoas estão em busca de muitas coisas que não passam pela construção do ser. Essa talvez seja uma das das mais terríveis perdas desse mundo consumista, voltado para a cultura do supérfluo. Porém, com sabedoria e bom senso sempre haverá condições de construir a vida. Tais virtudes são a grande marca e a grande busca de todo ser humano pleno de si, porque ninguém possui sabedoria e bom senso de forma nata, por natureza... Essas são características inerentes e particulares que variam de pessoa para pessoa; precisamos então busca-las e adquiri-las aos poucos. O que significa que cada um pode adquiri-las ou não, e usa-las do seu próprio jeito.
Sabedoria é resultado daquilo que aprendemos pela caminhada da vida. Já bom senso é uma aplicação, é a forma como aplicamos os saberes do confronto e construção do ser. E é exatamente isso que diferencia o inteligente do sábio porque é possível ser um gênio sobre muitos assuntos e ser um mané para viver, alguém sem qualquer bom senso ou habilidade para lidar com as circunstâncias, que não sabe viver com coerência e não sabe extrair o melhor dos seus saberes diante da forma como a vida se apresenta.
Ninguém é de ninguém e ninguém pode viver a vida do outro, mas somente sua própria vida e seu próprio caminho. Por outro lado, a vida é O caminho, não está pronta, cada um constroi seu próprio rumo. Essa é a primeira percepção de quem possui sabedoria e bom senso... Não espera a vida acontecer, mas é responsável e consciente com a sua própria vida, constroi seu caminho com segurança!

1 comentários:

Roberto [Bob] Leal disse...

ADORO!!! Vamos viver felizes e seguir em frente ao som do SAMBA DA VIZINHA da Monica. RISOS. O que acha? RISOS. Acho Digno! Beijos do Bob

Postar um comentário